quarta-feira, 2 de março de 2011

História Geral da África

   A grande coleção História Geral da África, organizada e publicada pela UNESCO a partir dos anos 70 está toda traduzida para o português e disponível, grátis, no site da UNESCO e do MEC.  Essa é realmente uma notícia extraordinária. Coleção já esgotada há algum tempo, muito difícil de encontrar em livrarias e sempre com preço alto, agora está disponível para download, totalmente grátis. Essa é daquelas notícias que dá prazer em comentar, e um grande passo do MEC para a universalização do conhecimento sobre a África. É daquelas iniciativas que podem melhorar muito a aplicação da Lei 10.639/03.



http://www.cultura.gov.br/site/2010/12/09/historia-geral-da-africa/

   O que torna essa coleção tão importante e imprescindível para qualquer um que pretenda entender um pouco mais dessa questão, é que ela foi coordenada por um conselho onde 2/3 dos componentes eram africanos. Além disso boa parte dos textos são escritos por pensadores desse continente e buscam romper com antigos dogmas. É acima de tudo um relato do ponto de vista africano.
   Uma das preocupações da obra é mostrar a importância civilizatória dos africanos, que, ao serem sequestrados e enviados a outros continentes levaram consigo um conjunto de tecnologias próprias que ao se misturar com culturas locais criaram as condições para formar o que são hoje as sociedades modernas.
   Não deixe de ler, mesmo que seja aos pouquinhos, afinal são mais de 10.000 páginas de informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário